Primeira campanha de doação de sangue de 2024 acontece no dia 23 de março

A Secretaria de Saúde anunciou data, horário e local da primeira campanha de Doação de Sangue no ano de 2024. Com cada vez mais procura pela população, a ação conta mais uma vez com a parceria do Hemocentro da Unicamp e também do Hospital Unimed para sua organização que acontecerá no sábado, dia 23 de março, a das 09h às 12h, na escola municipal José Benedito Pinto Antunes.

O público interessado em fazer a doação, deverá comparecer presencialmente no local, sem a necessidade de inscrição prévia, como era prática habitual nas campanhas anteriores. É importante destacar que as vagas para participar da Campanha são limitadas devido ao número de bolsas de sangue disponíveis, portanto chegar cedo para garantir sua doação é fundamental.

Além disso, existem pré-requisitos para doar sangue, sendo eles não ter tido gripe ou qualquer tipo de infecção nos 15 dias que antecederem a doação, ter no mínimo 16 anos de idade (caso seja menor de idade, requer também acompanhamento de um responsável), ter no máximo 69 anos completos (caso seja a primeira vez doando, 60 anos é a idade máxima) e pesar mais que 50 quilos. Será necessário apresentação de um documento com foto antes da doação.

Além disso, a Saúde recomenda não fazer a doação em jejum, com um café da manhã leve sendo ideal para a ocasião. O repouso de no mínimo seis horas na noite anterior também é fundamental para o bem-estar durante o processo, além de evitar o consumo de bebidas alcoólicas na véspera e não fumar nas últimas duas horas antes da doação.

Para mais informações, a Secretaria de Saúde atende através do telefone (19) 3492-8200, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h30.

Prefeitura de Capivari. Transformando o presente, construindo o futuro.