Projeto “Domingos Musicais” recebe Batuque Umbigada no Coreto da Praça Central

Compartilhe

O Programa “Domingos Musicais” terá sua primeira apresentação do mês de junho no próximo domingo, dia 04, às 16h, no Coreto da Praça Central. O local recebe o Grupo “Guaiá do Batuque de Umbigada”, que mantém a tradição dessa dança de origem africana.

Os 11 batuqueiros do grupo apresentam diferentes variações dessa dança de origem bantu, que eram povos que habitavam regiões onde hoje se localiza países como Nigéria e Camarões. Essa expressão artística chegou ao Brasil através dos povos negros escravizados a partir do século 16. “Nosso povo tem uma rica história antes de serem deportados para trabalhar nas fazendas e casas grandes dos senhores de engenhos. E no nosso trabalho é reforçar essa cultura que é muito forte em Capivari”, explica Dona Marta Joana, coordenadora do Batuque de Umbigada em Capivari, fundado em 2003, e que desde então se apresenta em unidades do Sesc, Instituições Culturais e Universidades pelo Brasil.

A apresentação é gratuita para todas as idades. Para mais informações sobre a agenda cultural da cidade, a Secretaria de Cultura e Turismo atende através do telefone (19) 3491-1322, ou presencialmente em sua sede, que está situada na rua Dulcina Bartolomeu Hoppe, 78, no bairro Santo Antônio.

Prefeitura de Capivari. Transformando o presente, construindo o futuro.

Explore mais...