Promotor de Justiça visita as obras no “Casarão do Lembo”

Na manhã desta quarta-feira, dia 21, o prefeito de Capivari, Vitão Riccomini, acompanhado do vice-prefeito, Bruno Barnabé, estiveram presentes no “Casarão do Lembo”, para acompanhar a visita do Promotor de Justiça, Dr. José Joel Domingos, às obras do processo de restauração do único patrimônio tombado do município. O secretário de Negócios Jurídicos, Sandro Pontes, o de Cultura e Turismo, Edmilson Baía e o de Projetos, Convênios e Captação de Recursos (SEPROJ), Felipe Rusignelli também estiveram presentes.

O processo de restauração do prédio, construído no século XIX e que foi doado à Prefeitura em 2021, começou com os serviços de escoramento provisório, ação essa que motivou a visita do Promotor para verificar o andamento das obras no local. Esse procedimento é uma etapa preliminar à restauração dos ambientes, que devem ter início em 2023. O prefeito Vitão destacou o andamento das obras, naquele que futuramente será um novo prédio público relacionado à área cultural da cidade.

“Bruno e eu estamos fazendo as ações necessárias para que o Casarão do Barão de Almeida Lima, ou Casarão do Lembo como conhecemos, seja revitalizado no menor tempo possível. Por se tratar de um imóvel antigo, o processo de escoramento se fez necessário para que pudéssemos seguir trabalhando na próxima etapa da restauração, que deve acontecer já em janeiro de 2023”, destacou Vitão.

De acordo com o cronograma de reforma, em janeiro o processo de descupinização do imóvel será iniciado, para que então a restauração dos ambientes comece. Dentre as muitas histórias que o “Casarão do Lembo” possui, a mais notória delas foi hospedar o imperador D. Pedro II e sua esposa a Imperatriz Teresa Cristina, por uma noite na época em que o Brasil era colônia portuguesa.