Secretaria de Saúde divulga alerta e informações sobre a Doenças de Chagas

Compartilhe

A Secretaria da Saúde fez uma divulgação a respeito da Doença de Chagas, doença infecciosa causada por um parasita encontrado nas fezes do inseto barbeiro, contaminando enquanto o inseto suga o sangue humano. O comunicado serve de alerta e também oferece informações à população para que consigam se prevenir contra a doença.

Apesar de Capivari não ter registro de nenhum caso nos últimos cinco anos, segundo levantamento da Vigilância Epidemiológica, faz-se necessário orientação sobre essa doença para que a cidade permaneça sem registros dessa doença. Os sintomas podem ser leves causando inchaço e febre, ou pode durar um tempo prolongado. Se não for tratada, a doença pode causar insuficiência cardíaca congestiva. O tratamento se concentra no uso de medicamentos que matam o parasita e no controle dos sintomas.

A prevenção é importante pois ainda não há vacina contra a doença de Chagas e sua incidência está diretamente relacionada às condições habitacionais, como casas feitas de pau-a-pique, sapê e materiais semelhantes. Cuidados com a conservação das casas e utilização de telas em portas e janelas são algumas das medidas preventivas que devem ser adotadas, principalmente em ambientes rurais, sendo a melhor forma de prevenção é o combate ao inseto transmissor.

No caso de ser encontrado o inseto barbeiro, a recomendação é o capturar e levar até a Vigilância Sanitária que está localizada na Rua Tiradentes, 823, centro ou pedir mais informações através do telefone (19) 3492-7368.

Explore mais...