Rua Bento Dias terá trecho interditado em virtude à remoção de uma árvore na Praça Central

Compartilhe

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano informa que na próxima terça-feira, dia 23, a partir das 7h, a Diretoria de Meio Ambiente e a Defesa Civil, farão a remoção de uma árvore na Praça Central de Capivari e, por este motivo, a rua Bento Dias, trecho em frente ao Cine Vera Cruz, ficará interditada.

O exemplar é da espécie Tipuana tipu (Benth.) Kuntze, que passou por um laudo técnico, encontrando-se em risco. “Sabendo que o exemplar apresenta boas condições fitossanitárias, complementado pelas condições estruturais físicas de desenvolvimento do exemplar árboreo, onde observou-se alto nível de inclinação de seu tronco, já aparentando movimentação do solo por possível/futuro pivotamento, o que oferece alto risco de tombamento do mesmo. Outro ponto a se levar em consideração é a sua primeira ramificação do tipo em ”V”, o qual torna os ramos com desenvolvimento de casca inclusa (morfologia física de desenvolvimento frágil de seus ramos principais, o qual aumenta a chance de ruptura de tais, favorecendo a queda destes).

Leva-se em consideração os “elementos alvos”, se trata de uma praça pública, com alto nível de pessoas e veículos que frequentam o local, o que poderia aumentar a chance de acidente se acaso acontecesse algo que o cenário apresenta de tal árvore. Diante disto, se torna então absolutamente imprescindível a necessidade do corte da mesma, conforme Art. 21 da Lei municipal nº 4.780/2015. Por fim argumento que é importante a retirada do toco da árvore suprimida no calçamento, ressalto que após remoção deverá ser feita a substituição de tal árvore, por uma árvore nativa adequada para vias públicas, visando a preservação ambiente local. Finalizo destacando que o local deverá ser isolado e a árvore sinalizada até a remoção do alvo”, diz o laudo.

Conforme dito acima, a árvore apresenta risco e por se tratar de um local público, como a Praça Central é, o serviço será necessário para evitar acidentes futuros.

Para mais informações, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano atende pelo telefone (19) 3491-9358 e a Diretoria de Meio Ambiente atende pelo telefone (19) 3492-2975.

Explore mais...