“Se causa dor, não é amor”: Secretaria de Desenvolvimento Social lança Campanha de Combate à Violência Contra a Mulher para o Agosto Lilás

Compartilhe

Agosto é o mês nacional de Conscientização de Combate à Violência Contra a Mulher e, a Prefeitura de Capivari, lançou nesta segunda-feira, dia 1º de agosto, a Campanha Agosto Lilás “Se causa dor, não é amor”, buscando intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha e os serviços de atendimento à mulher em situação de violência.

As atividades serão realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, com apoio do Creas, Cras Conviver e Cras Cidadania, que incluem campanhas de conscientização nas redes sociais, palestras nas escolas, caminhadas de conscientização em bairros e outras ações que estão em discussão.

“Estamos promovendo diversas ações para conscientizar os munícipes do que é violência contra a mulher, fazendo com que as pessoas que tem medo de procurar os órgãos responsáveis, saibam que serão acolhidos e atendidos. Não podemos ficar calados diante destes crimes”, disse o Secretário de Desenvolvimento Social, Ramon Bisin.

A Campanha Agosto Lilás é muito importante e reforça a todas as mulheres que elas possuem um local seguro e de que não está sozinha. Em caso de necessidade, a vítima pode procurar ajuda nos seguintes locais:
• Central de Atendimento à Mulher, que é um serviço gratuito e confidencial, discando pelo 180.
• Cras Conviver, que está localizado na avenida Josefina Giovana Rossi, 1.000, no Ribeirão. O telefone é o (19) 3491-1645.
• Cras Cidadania, que está localizado na rua Ordália Batista Mota, 240, no Engenho Velho. O telefone é o (19) 3491-5495.
• Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que está localizado na rua Fernando de Barros, 176, no Centro. O telefone é o (19) 3491-3088.
• Delegacia de Defesa da Mulher, que está localizada na rua Fernando de Barros, 420, no Centro. Os telefones são (19) 3491-4181 e (19) 3491-2563.
• Guarda Civil, que está localizada na avenida Tarsila do Amaral, 1.300, no São Luís. Os telefones são 153 e (19) 3491-1311.

Confira a programação:
– Terça-feira, dia 16 de agosto, das 9h às 16h, na Praça Central:
Campanha de Conscientização de Combate à Violência Contra a Mulher, com distribuição de panfletos e orientações.
– Terça-feira, dia 23 de agosto, às 9h, no Cras Conviver:
Caminhada de conscientização pelo bairro São João.
– Quinta-feira, dia 25 de agosto, às 9h, no Cras Cidadania do bairro Engenho Velho:
Caminhada de conscientização, em direção ao bairro Santa Teresa D’Ávila.

As unidades do Cras, Creas e Cies farão atividades de conscientização com o tema do Agosto Lilás durante todo o mês, além de palestras nas escolas.

LEI MARIA DA PENHA
Em agosto de 2006, foi criada a Lei nº 11.30, conhecida como Lei Maria da Penha, que passou a garantir a proteção das mulheres contra qualquer tipo de violência doméstica, seja física, psicológica, patrimonial e sexual. A Lei tem medidas protetivas de urgência, que podem garantir o afastamento ou a prisão do agressor, ou o acolhimento da vítima e de seus filhos.

Para mais informações, a Secretaria de Desenvolvimento Social atende pelos telefones (19) 3492-7184 e (19) 3492-7144.

Explore mais...