Secretaria da Saúde divulga informações no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Compartilhe

O dia 2 de abril é definido como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma data voltada para a conscientização da sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que se trata de um transtorno do desenvolvimento neurológico, que não apresenta cura, mas pode ter seus sintomas suavizados com um acompanhamento adequado e precoce do paciente.

Alguns dos sinais do TEA que podem ser observados em crianças no primeiro ano de vida são: não responder ao nome, sentir grande incômodo quando colocadas em ambientes com sons altos, ter interesse maior por objetos do que por pessoas, pouco contato visual, enfileirar objetos e não aceitar toque. Vale salientar que o TEA apresenta diferentes graus, podendo ser considerados leves ou mais graves.

Infelizmente, muitas pessoas são diagnosticadas tardiamente com TEA, sendo o diagnóstico realizado, em média, quando a criança apresenta entre quatro e cinco anos de idade. O diagnóstico tardio é prejudicial para ela, uma vez que as terapias são importantes para o seu desenvolvimento completo.

A orientação, portanto, é que quanto antes perceber os sinais e iniciar o tratamento precoce,
é melhor para o desenvolvimento. Vale destacar sobre a importância do papel ambiental neste
processo.

Pais devem estimular os filhos desde cedo, levando-os para brincar em parques, locais abertos para estimular o desenvolvimento neuropsicomotor, independente de ter o diagnóstico ou não, é muito importante a qualidade do vínculo, das interações sociais e familiares e proporcionar condições sadias para o desenvolvimento.

A Secretaria da Saúde neste dia vem para orientar que, qualquer percepção de alguma característica diferente, é importante comentar com o pediatra da criança.

Explore mais...