Secretaria de Desenvolvimento Social organiza ações em alusão à Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Na semana entre os dias 16 e 21 de maio é celebrado nacionalmente a Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, pensando nisso, a Prefeitura de Capivari, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, organizou uma série de ações para abordar o tópico tão importante em nossa sociedade.

A pasta promoverá três caminhadas em prol da campanha, buscando mobilizar a população e disseminar as informações sobre o assunto, a fim de combater o abuso às crianças e adolescentes. Na quarta-feira, dia 18, às 09h, a primeira delas acontece, tendo o Cras Cidadania como ponto de partida, situado na rua Professora Dulcina Bartolomeu Hoppe, 78, bairro Santo Antônio e passando também pelo bairro Santa Teresa D’Ávila.

Além disso, eventos semelhantes vão acontecer na sexta-feira, dia 20, às 09h, saindo da escola José Annicchino Fu Paulo, situado na rua Aristeu Stenico, 31, bairro Saõ João e passando por algumas ruas do bairro. Já no sábado, dia 21, a última caminhada programada acontece na região central, saindo do pátio da Igreja Santa Cruz às 09h e indo em direção à Praça Central, onde outras atividades vão ser organizadas em alusão à campanha.

A pasta, em parceria com a Secretaria de Educação e Delegacia da Mulher, também está oferecendo capacitação aos coordenadores das unidades de ensino municipal, estadual e particular. A secretaria ainda organiza diversas palestras nas escolas da cidade para informar os jovens sobre o tema, além de propor atividades educativas.

No dia 18 de maio de 1973 aconteceu o caso “Caso Araceli”, como ficou conhecido. Neste crime, uma menina de oito anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no estado Espirito Santo. Seu corpo apareceu carbonizado seis dias depois e seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A partir disto, a data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, com a aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000.

Ainda em diversos lugares do Brasil e do mundo, casos semelhantes infelizmente ainda acontecem e com essa preocupação a Secretaria de Desenvolvimento Social está empenhada em combater a exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes. Para mais informações, as unidades do Cras Cidadania e Cras Conviver estão disponíveis para atendimento através dos telefones 3491-5495 e 3491-1645, respectivamente.

Explore mais...