Secretaria de Saúde anuncia ações na Semana Nacional de Mobilização contra as Arboviroses

Compartilhe

Entre os dias 20 e 25 de março, é celebrado em todo o território nacional a Semana de Mobilização contra as Arboviroses. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde anunciou a intensificação das ações de combate aos possíveis criadouros do Aedes Aegypti, mosquito responsável pela transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya, em diversos locais da cidade.

Das ações previstas para esta semana, a Vigilância Sanitária fez uma parceria com os Postos de Gasolina da região central para distribuição de panfletos aos motoristas ao longo da semana. Além disso, na próxima quarta-feira, dia 22, na Praça Central, acontecerá uma ação para incentivar os cuidados de prevenção contra o mosquito, das 13h às 16h, organizada pela equipe de controle as arboviroses. Nesta semana, acontecerão também, palestras em escolas da cidade sobre o tema, além da divulgação nos canais oficiais da Prefeitura de Capivari.

De acordo com a pasta, a recomendação principal para combate as arboviroses é que cada cidadão, empresa, instituição ou entidade civil, faça a vistoria no imóvel onde ocupam e tomem providências para eliminar os recipientes com água parada, como pratos de vasos de plantas, pneus, ralos, caixas d’água sem tampa, piscinas sem manutenção, calhas entupidas, embalagens vazias, entre outros.

No caso de aparecimento de sintomas como febre, dor de cabeça, dores atrás dos olhos, nas costas, pernas e articulações, fadiga extrema, fraqueza muscular, insônia, náuseas, perda de apetite ou vermelhão da pele, é recomendado procurar atendimento médico ou se dirigir ao Posto de Saúde mais próximo. Em 2023, a Vigilância Epidemiológica da cidade registrou apenas um caso positivo dentre 23 notificações de Dengue. Já Zika e Chikungunya não tiveram nenhuma notificação até aqui.

Mais informações estão disponíveis na Vigilância Sanitária, através do telefone (19) 3492-7368 ou no endereço rua Tiradentes, 823, no Centro.

Explore mais...