Secretaria de Saúde divulga recomendações contra a Hanseníase em prol da campanha “Janeiro Roxo”

Compartilhe

Durante todo o mês de janeiro, a Secretaria de Saúde aborda a campanha “Janeiro Roxo”, que tem como objetivo o combate à Hanseníase. Esta ação acontece todos os anos devido ao Dia Nacional de Luta contra a doença, que acontece sempre no último domingo do mês de janeiro, ou seja, dia 29. Em alusão a campanha, a pasta divulgou uma série de recomendações e dados a respeito do assunto.

A hanseníase é uma doença que ataca geralmente a pele, os olhos e os nervos. A forma de transmissão é pelas vias aéreas, já que uma pessoa infectada contamina o ar com bacilos e cria a possibilidade de contágio. Entretanto, a infecção dificilmente acontece depois de um simples encontro social, já que o contato deve ser íntimo e frequente para que haja o contágio.

Dentre os principais sintomas da doença, estão o aparecimento de caroços no rosto, orelhas, cotovelos e mãos, além de entupimentos constantes no nariz, com um pouco de sangue e feridas, redução ou ausência de sensibilidade ao calor, ao frio à dor e ao tato, manchas em qualquer parte do corpo, que podem ser pálidas, esbranquiçadas ou avermelhadas aparecendo mais de forma mais comum nas mãos, pés, face, costas, nádegas e pernas, também podendo apresentar partes do corpo dormentes.

Caso apresente os sintomas, a recomendação é que o paciente procure o Posto de Saúde mais próximo, para uma avaliação detalhada e posteriormente ser encaminhado ao especialista e se for o caso, tomar as ações necessárias para cura. O tratamento será 100% eficiente se for levado a sério do início ao fim. É importante destacar que todos os medicamentos são distribuídos gratuitamente pela rede pública de saúde.

Em 2022, segundo a Vigilância Epidemiológica, houveram dois casos da doença em Capivari. Para mais informações, esse setor está disponível através do telefone (19) 3492-7326.

Explore mais...