Vigilância Epidemiológica realiza Campanha dos Sintomáticos Respiratórios entre os dias 17 e 31 de março

Compartilhe

A Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, realizará entre os dias 17 e 31 de março, a primeira fase da Campanha dos Sintomáticos Respiratórios, feita em lembrança ao dia 24 de março, Dia Mundial de Combate a Tuberculose.

A Campanha tem como objetivo prevenir e diagnosticar precocemente a Tuberculose, doença que muitas vezes é confundida com uma gripe mal curada, quando então, os pacientes demoram a procurar um médico e tem seu estado de saúde agravado.

A orientação é que as pessoas que apresentem sintomas como tosse há mais de duas semanas, procurem o Posto de Saúde mais próximo para serem orientadas para o exame. Além dos Postos, o CAPS II, o CAPS Ad, a Santa Casa e o Hospital Unimed, também estão envolvidos na Campanha. Outra ação será a parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social para tentar abordar o público em situação de rua.

Os sintomas da Tuberculose são tosse, febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço. O sintoma mais frequente da Tuberculose pulmonar no adulto é a tosse.

O tratamento é feito a base de antibióticos, com duração de aproximadamente seis meses e as medicações são distribuídas gratuitamente pelo Sistema de Saúde.

Para mais informações, entre em contato com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone (19) 3492-7326 ou no endereço avenida do Carmo, 60, na Vila Cardoso. O horário de funcionamento é das 08h30 às 16h30.

Explore mais...