Cerca de 2 mil pessoas passaram pelo Centro Cultural de Capivari durante o mês de setembro para exposição comemorativa ao aniversário de Tarsila do Amaral

Aproximadamente 2 mil pessoas foram até o Centro Cultural Alan de Lima Palma, no bairro Estação, para apreciar as obras expostas na “2ª Exposição Comemorativa de Aniversário de Tarsila do Amaral”, que terminou na última sexta-feira, dia 29 de setembro, após um mês no local. A mostra foi uma realização da Prefeitura de Capivari, com curadoria de Andrezza Kniff e organização do Museu do Artista. No total, 25 artistas, entre nacionais e estrangeiros, trouxeram seus quadros e esculturas para o município.

Nas últimas semanas, várias escolas da rede municipal enviaram alunos para a exposição, que visava destacar a obra e a importância da artista nascida em Capivari no ano de 1886 para a arte brasileira. “Fazer a curadoria, organizar a exposição e, pela segunda vez homenagear a nossa grande artista Tarsila do Amaral, foi sem dúvidas um dos maiores presentes que o universo da arte deu ao Museu do Artista. Gostaríamos de agradecer a parceria e parabenizar o prefeito Vitão Riccomini e o secretário da Cultura e Turismo, Edmilson Baía, pela iniciativa de preservar a memória dessa grande artista capivariana, e também a iniciativa importantíssima de trazer as escolas à exposição, proporcionando aos alunos o contato direto com a arte e a história de Tarsila do Amaral”, elogiou Andrezza Kniff, curadora do evento.

O ano de 2023 marcou ainda os 50 anos da morte da Tarsila, que teve seu auge artístico entre as décadas de 1920 e 1930, quando fez parte de movimentos artísticos que mudaram a arte produzida no Brasil, junto a nomes como Oswald e Mario de Andrade, Anita Malfatti e Heitor Villa-Lobos, entre outros.

E a exposição de 2024 está garantida, segundo o secretário de Cultura e Turismo de Capivari, Edmilson Baía. “A exposição deste ano foi muito elogiada por todos que a viram e vamos manter a compromisso de no mês de setembro exaltar o nome e a arte dessa grande pintora nascida aqui em nossa cidade. Tarsila não pode ser esquecida”, reforçou Baía.

Para mais informações sobre a agenda cultural da cidade nas próximas semanas, a Secretaria de Cultura e Turismo atende através do telefone (19) 3491-1322, ou presencialmente em sua sede, que está situada na rua Dulcina Bartolomeu Hoppe, 78, no bairro Santo Antônio.

Prefeitura de Capivari. Transformando o presente, construindo o futuro.